Há alguns dias me indagaram por que eu não tenho namorado, imediatamente resposta foi que não estou procurando por um. Que normalmente as pessoas procuram por um parceiro para se "completarem" e eu não acredito nisso, acho um conceito absurdamente errado.
Tu tens de te sentir completo consigo mesmo.
Se procuras alguém para te completar é porque tu és uma metade, gostas de metades? Não, ninguém gosta. A metade é dependente, vulnerável e não consegue ser genuinamente feliz consigo mesmo, ou seja, uma pessoa que também não tem confiança. Duas metades não se completam.
Vejo muitos amigos e pessoas próximas que são "metades", entram e saem de relacionamento toda hora; eu, que vejo a situação de fora encaro isso como uma incapacidade de estar sozinhos consigo mesmos. Afinal, há coisa mais assustadora do que isto? Estar apenas na sua companhia, você e você. Como seres humanos tendemos a permanecer em nossa zona de conforto e cá entre nós, não é a situação mais confortável do mundo estar consigo mesmo, seus pensamentos a mil. Quem você realmente é? O que você realmente quer?
Não existirá um relacionamento saudável se a pessoa em questão é metade, como disse antes, a metade não tem confiança, nela mesma e no parceiro. Por mais esforçada que a pessoa seja para construir confiança sempre terá o medo e a insegurança. Nessa hora a pessoa que me fez tal pergunta fez um comentário crucial para entender que medo é esse: Medo de voltar a ser uma metade. Oras, se duas metade começaram um relacionamento acreditando que estariam completando um ao outro, enfrentam todas estas questões no relacionamento -que na verdade não passam de questões pessoais-, terminam, o que os acontece? Voltam a ser apenas metades.
Continuando a conversa eu lhe disse que um dia uma pessoa tão completa e feliz consigo mesma cruzará o meu caminho, sem eu precisar procurar. Afinal, se eu me preocupasse em procurar passaria mais tempo procurando do que vivendo o presente. As coisas acontecem quando tem de acontecer, e se demorar a acontecer ou até mesmo se não acontecer, para uma pessoa completa isso é só um detalhe. Enquanto isso eu estou muito feliz com meus amigos, a vida, arte, o que me cerca e o que está longe. Eu amo o mundo e acredito que há muito mais sobre amor do que o conceito amor = casal. Não estou aqui para julgar ninguém, não gosto de imposições e também não acredito que todos devíamos estar sós. É normal ter momentos de fraqueza, às vezes eu converso comigo mesma e me pergunto se eu não estaria melhor em um relacionamento e subitamente eu me lembro das experiências que a vida ainda vai me proporcionar completamente e não só a metade.
Solteiro ou em relacionamento, viva intensamente, aproveite os pequenos detalhes, conheça-se a fundo mas não dependa de outra pessoa para te completar e ser feliz.
Gostei muito, publicares um texto deste tipo faz com que quebres as "rotinas" criadas. Não te seguiste por fazeres um post a falar do dia dos namorados, prendas e coisas do género, Gostei :)
ResponderExcluirComecei a seguir*
xx,
Love on Hands